terça-feira, 22 de junho de 2021

Palco, corpo

  O palco , para nós psicodramatistas, é um espaço cênico. Não há a necessidade formal de existir um praticável, uma estrutura física de palco. Havendo o corpo, há o espaço cênico. Por isso, qualquer lugar, havendo o psicodramatista, o protagonista e o grupo, pode-se realizar o Psicodrama.

terça-feira, 8 de junho de 2021

Então, o que somos?

 Será que o uso das técnicas psicodramáticas fazem o Psicodrama? Apenas provocar vivências de conteúdo catártico emocional forte será Psicodrama? Se não, então o que faz o Psicodrama? O que faz com que um ato seja, efetivamente, psicodramático? Será uma fidelidade eclesiástica à memória de Moreno? Será tornar Moreno uma conserva psicodramática em seu estrito significado? Será ser um fiel da igreja moreniana? Se as técnicas não definem o Psicodrama, se não somos fiéis da igreja moreniana, então, o que somos nós? Talvez a resposta, pelo menos para mim, seja, sermos solidários a uma visão do mundo , do outro e do grupo. Sermos solidários à ideia da construção grupal. Sermos solidários à ideia de que nos relacionamos por meio de papéis.  Sermos solidários à ideia de que a criatividade aumenta à medida que a espontaneidade cresce. Sermos solidários à ideia de que a soma da visão do outro à minha, me enriquece e fecunda. Enfim, sermos solidários à uma visão da vida amorosa, construtiva, confiante na força grupal.

Postagem em destaque

E assim é.

Experimentar e refletir.  Este blog é um espaço para mostrar ideias sobre o psicodrama, sobre o teatro espontâneo.  Há mais de trinta anos...