sábado, 26 de abril de 2025

Psicodrama: o que não é II

 Vi um comentário de uma colega psicodramatista e me pus a refletir. Em certo anúncio aparecia, sob o título role playing, a explicação "simulação".  Historicamente, a palavra em inglês Role Playing foi criada por Moreno. e deve ser entendido dentro do contexto da teoria socionômica.  Role refere-se a, em português, a papel no sentido teatral, mas em sentido Moreniano são as duas pontas de um vínculo que se estabelece seja na relação interpessoal, grupal ou social. O playing diz de atuação, desempenho, brincar, jogar. Play em inglês. Mas, no Método Socionômico, no Psicodrama, no Sociodrama, no Axiodrama, passa, sempre e sempre, pelo aquecimento até que aquele "como se' torne-se efetivamente um "como é" cênico. Brincar à vera. Expressão infantil que corresponde à dramatização seguindo um aquecimento adequado. Jamais será uma simulação. Porque, para o Psicodrama (lato senso) também é fundamental a vivência de quem desempenha qualquer papel numa dramatização. Quanto daquela cena consoou em sua vida e depois ressoará em nova dramatização, nova cena. Simulação NÃO é Psicodrama (lato senso).

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Psicodrama: o que não é I

Psicodrama não é vivência. É, pode-se dizer, o antônimo exato de vivência. Todas vivências são planejadas e têm, desde o título, um objetivo claro a ser atingido. Todo ato socionômico (psicodrama, sociodrama, axiodrama) é sempre um convite ao risco da Espontaneidade. É um convite explícito a se colocar um pé no vazio. A sair da conserva da segurança e do já conhecido. Um convite à aposta na criação grupal ou individual, motivada pelo aquecimento daquele Momento Moreniano. Instante único e irrepetível do grupo ou do indivíduo. Aquele instante em que se entrecruzam o cósmico, o social, o grupal e o pessoal. O experimentado e o compartilhado; o côncavo e o convexo; o subjetivo e o objetivo; o objetivo tornado novamente subjetivo e novamente objetificado. Há a consonância da cena em cada interior e há a ressonância individual, externalizada numa cena dramatizada. Psicodrama compartilha com o teatro serem atividades em que se sabe como se inicia, mas não sabemos (e se for psicodrama) nunca saberemos onde poderemos terminar e como terminar.

Postagem em destaque

E assim é.

Experimentar e refletir.  Este blog é um espaço para mostrar ideias sobre o psicodrama, sobre o teatro espontâneo.  Há mais de trinta anos...