"No início do aprendizado Zen, as árvores são árvores e os rios são rios. Em meio ao aprendizado Zen, as árvores já não são árvores e os rios já não são rios. Ao fim do aprendizado Zen, as árvores são árvores e os rios são rios."
Neste momento de quarentena, isolamento social, as pessoas estão tendo que desenvolver novos papeis ou despertar papeis adormecidos. Sejam funções domésticas, sejam novas ferramentas de trabalho, sejam oportunidades novas. E isto traz à tona um conceito bem moreniano. Papéis e seu desenvolvimento. Moreno criou três expressões para se referir a isso. Role- Taking (tomada do papel), Role-Playing (desempenho de papel) e Role-Creating (criação no papel). Role-Taking é o momento em que nos deparamos com o novo papel. Nesse período de tempo aprendemos os os instrumentos, os fundamentos desse papel. Àquele que esteja nesse estágio há a admiração por quem já consegue desempenhá-lo bem e há o temos de não vir a conseguir. Em algum moimento, esses instrumentos e fundamentos se incorporam à pessoa e ela passa a desempenhar o papel com eficiência. Já consegue se percebe atuando em seu novo papel com segurança. Mas ainda há um temor e reverência às regras, um ter que agir conforme o manual, a esperar a aprovação alheia. A maior parte do tempo passamos nesse estágio. Mas, algumas pessoas, em alguns momentos, conseguem saltar para o Role-Creating. Aí, nesse momento, ele sente-se seguro para ultrapassar as regras técnicas, já não se sente tendo que responder às prescrições dos livros e mestres. Ele faz, organicamente ligado à compreensão dos fundamentos, o que é o necessário para o momento. Sua criatividade liberta-se da relação discípulo-mestre. E age.
Mas, isto não se passa apenas uma vez. Isto é dinâmico. A todo momento, estamos voltando a aprender (Role-Taking), voltando a praticar as novas aquisições (Role-Playing) e, eventualmente, voltando a criar no Papel (Role-Creating). Se assim não for, entramos na Conserva cultural moreniana, na cristalização do papel. É a perigosa sensação de saber o já sabido. A imobilidade do saber. Os papéis e seu desenvolvimento precisam ser um loop contínuo de aprendizado, domínio e criação e novo aprendizado e novo domínio e nova criação e novo aprendizado e novo domínio do papel e nova criação no papel e...
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